Rede de Saúde Pública em Águas Claras

Criar um Site Grátis Fantástico
Rede de Saúde Pública em Águas Claras


Águas Claras sofre com a falta de escolas e hospitais

Águas Claras é um exemplo de moradia e qualidade de vida, mas atualmente se encontra em falha quando o assunto é equipamento público. A falta de escolas, segurança, postos de saúde e hospitais públicos na região, incomodam os moradores. Apesar de estarem delimitados do projeto inicial, esses serviços públicos até hoje não saíram do papel. E a região já não é tão nova assim para justificar a falta de providências pelo tempo de existência.
 
O presidente da Associação dos Moradores de Amigos de Águas Claras - AMAAC, José Mauricio de Souza afirma que todos os terrenos pensados para essas finalidades existem e o que se espera é apenas uma resposta definitiva para darem andamento às obras. “Quando os moradores querem ir a um hospital, tem que se deslocar para Taguatinga ou Guará, para buscar atendimento de emergência”, explica.
 
Para ele, os moradores também prezam pelo o ensino público, que ainda esta longe de acontecer. “Só há escolas particulares, mas se fossem construídas escolas públicas, os habitantes agradeceriam. Ensino melhor não há”, completou.
 
A associação nasceu da demanda dos moradores, ávidos por reivindicar seus direitos. Agora o foco esta nas questões urbanísticas e uma das metas é questionar a Terracap, empresa responsável pelos empecilhos das movimentações das obras. Para o advogado e morador do bairro, Vicente Lopes, 28, o governo não contribui para a melhoria da cidade. “Os moradores já estão cansados de pedir unidades de saúde e escolas públicas, para a melhoria da região e para facilitar a vida das pessoas que residem aqui”, diz.
 
Já para o músico e morador da região, Kleber Gregorino, 31, a cidade não ficaria agradável com a construção de um hospital público, pois o local viraria um caos. “Ao invés da construção de um hospital público, seria importante construir Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para atender as demandas de saúde dos moradores”, explica. Sobre a falta do ensino público, o artista, conta que este problema deveria serresolvido o mais rápido possível. “Vejo o atraso do governo diante da educação. As escolas particulares que existem no bairro são caras, e muitos moradores reclamam do valor. Seria indispensável uma escola pública no local”, conclui.
 
Várias reuniões com a Terracap, Secretaria de Saúde e de Educação já foram feitas, mas nem mesmo as audiências públicas, com a presença de moradores tem tido resoluções práticas.  Procuradas pela redação, as Secretarias de Saúde e Educação confirmaram que estão em posse de processos que poderiam viabilizar o início das obras, mas alegam estar sempre dependentes de outros órgãos ligados ao projeto.
 Conforme a administração de Águas Claras, todos os procedimentos sobre as obras já foram cobrados pelos órgãos responsáveis. Melhoria no bairro, todos querem. Mas, cabe ao administrador Carlos Sidney Oliveira, continuar cobrando respostas conclusivas a respeito do caso.
 
Enquanto as áreas para escola e saúde não tomam forma, o que se pode destacar é que, em média, 23 terrenos serão destinados para educação e oito para saúde. Aos moradores que optam por Águas Claras pelos inúmeros benefícios que o bairro oferece, resta esperar que logo fossem resolvidas todas as questões para que o local ganhe as escolas e as unidades de saúde públicas tão necessárias para qualquer região.
 
Segurança zero - No quesito de segurança da cidade, o bairro não é dos melhores. A segurança para os moradores está fraca e a cada dia que passa mais perigosa, sem delegacias e falta de policiamento nas ruas. Sem contar na escuridão que os habitantes enfrentam a noite, em avenidas sem postes de luz.

 “Não há delegacia, possamos somente contar com um batalhão. Não dá para registrar ocorrência quando é preciso, daí temos que ir à outras regiões. E pra variar, para as obras acontecerem não há nenhuma previsão”, conclui o presidente da associação.

“Não há delegacia, possamos somente contar com um batalhão. Não dá para registrar ocorrência quando é preciso, daí temos que ir à outras regiões. E pra variar, para as obras acontecerem não há nenhuma previsão”, conclui o presidente da associação.

 
Por Nayara Ribeiro
Da Redação
Fonte: Guardian Mobile
 
Postagem: Patricia Miranda 
05-11-2013 10:45:19

 
   Não há Upa, Posto de Saúde nem Hospital Público em Águas Claras
                                                     2014